domingo, 25 de outubro de 2020

Como se fosse ontem...

Amizade é o bem mais valiosos que podemos carregar nessa vida. Não falo daqueles colegas de farra que você liga para sair até uma festa e se divertir, a amizade está muito além da diversão.

Amigos apenas para momentos bons eu tenho aos montes... Podemos confirmar com maestria nas festas que faço, em algumas delas aparecem mais de 100 pessoas.

Amizade pra mim é aquela que é livre, natural e sem frescura, que você pode falar sobre coisas boas, coisas ruins, pedir conselhos e fazer críticas... Que não existe cobrança por ligação, mensagens nas redes sociais ou contato constante, apenas uma preocupação em saber notícias.

Que por mais que a distância ou as consequências da vida façam o contato diminuir, no primeiro momento em que se encontram é "como se fosse ontem...", pois o momento será simplesmente vivido.

Há quem acredita que não existe amizade entre homens e mulheres... Pensamentos dessa qualidade saem de pessoas que não tem amigos de verdade, ou que vivem numa sociedade machista em que o sexo oposto só serve para copular, tornando para si obrigatório a tentativa desse ato nas primeiras oportunidades.

Sou muito abençoada por ter amigos e amigas de verdade, sou mais abençoada ainda por possuir mais de uma mão deles. Sou grata por tê-los de diferente formas, com diferentes personalidades, morando em lugares próximos e longíquos... 

Por poder ligar ou visitá-los mesmo que tenhamos passado anos sem dar notícias...

Por poder visitá-los todos os dias, nem que seja para assistir a novela ou fazer faxina...

Por poder chorar e compartilhar aquela angústia que aperta o peito...

Por bebermos juntos até cair e esquecer o que aconteceu...

Por poder trabalhar no mesmo projeto ou empresa e conseguir separar a profissão da amizade sem que isso prejudique a relação...

Por dividir amores, prazeres e decepções...

E por tantos outros motivos que encheriam essa página de palavras até o limite de caracteres ser atingido.

Fiz uma nova tatuagem: uma taça de vinho e a frase "Como se fosse ontem...". Fizemos juntos eu e mais 3 amigos.


Tatuador: Fábio Manson


Eles não são os únicos amigos que possuo... Se fosse para marcar todos aqueles que sinto a sensação da frase escolhida, eu teria que juntar mais alguns corajosos que topassem tatuar também.

Nos momentos reflexivos em que estou vivendo durante essa minha fase de liberdade está me ajudando muito a valorizar a amizade,  separando as verdadeiras das fictícias... Antes eu fazia questão de organizar festas com o maior número de convidados possível, hoje eu prefiro pessoas com boas energias ao meu lado.

Meu projeto de viajar o mundo não foi cancelado, apenas adiado, tudo indica que iniciarei de fato em janeiro. Viajarei só, em alguns trechos poderei ter a presença de amigos, amores e/ou parentes... Seguirei o fluxo, vivendo cada momento, sem pressa ou data de retorno, apenas seguindo...

Olharei para minha tatuagem e lembrarei de todas as pessoas especiais que fazem parte da minha vida, e como sou feliz em te-l@s, tatuad@s ou não. Saberei que estarão torcendo por minhas descobertas, e que ficarão felizes onde eu estiver.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Litoral Sul de Recife (PE)

A vantagem de estar em João Pessoa é que eu fico exatamente entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, podendo me deslocar para ambos conhecendo suas belíssimas praias.

Pernambuco é um estado maravilhoso, com uma culinária incrível e tradições culturais fantásticas.

Vim receber um grande amigo que está morando em Roraima (já falei dele aqui no blog). Ele está de férias e escolheu o nordeste CLARO para desfrutar. 

A bola da vez desse final de semana foi o município Cabo de Santo Agostinho, que fica localizado na região metropolitana de Recife. Estamos todos hospedados na casa de "Tia Deise" que juntamente com Sr. Fernando e Fernandinho, nos receberam muito bem. A casa fica em frente a praia com uma vista maravilhosa, na melhor localização de Cabo.

Curiosidade: Por ter sido visitada "três meses antes da chegada de Pedro Alvares Cabral" pelo navegador espanhol Vicente Pinzón, diversos estudiosos consideram Cabo de Santo Agostinho o local do descobrimento do Brasil.

Todas as praias são lindas, com paisagens dignas de um book...



Visitamos a praia de Calhetas, que no passado serviu como um porto seguro para as tropas portuguesas e holandesas. Hoje é um paraíso aberto ao público.



Além do banho de mar maravilhoso, existem lojinhas de artesanato, bares, restaurantes e tirolesa.













Os preços são bons e a comida é bem preparada, mas não vende Smirnoff Ice em lugar nenhum, tive que ficar somente na água de coco.

De lá fomos comer guaiamum em um restaurante chamado "Maria 30". O local é limpo, aconchegante, com um atendimento muito bom e a comida é gostosa. Os guaiamuns estavam bem cevados e o caldinho de camarão uma delícia. Também não vende Smirnoff Ice lá, mas a caipirosca é muito boa.




Depois de "comidos" fomos turistar... Visitamos lugares com paisagens de tirar o fôlego como as ruinas da casa do faroleiro e o forte castelo do mar.


ruínas da casa do faroleiro


Forte Castelo do Mar

Passamos por um cemitério e eu não poderia deixar de fotografar né?





O dia foi incrível e eu ainda consegui fazer novas amizades. A noite não podia encerrar de forma diferente, na presença de pessoas maravilhosas, vinho, música e boas conversas... O dia amanheceu que nem percebemos!!!




domingo, 18 de outubro de 2020

O Castelo de Brennand (Recife - PE)

Localizado na cidade de Recife, a 14 km do centro, o Instituto Ricardo Brennand possui uma história muito interessante, e que a maioria de seus visitantes não a conhecem.

Ricardo Brennand é um pernambucano que nasceu em Cabo de Santo Agostinho e sua família era conhecida por atuar no ramo de cimento, vidros, azulejo e aço.

Amante da arte, ele decidiu por conta própria colecionar armaria, sobretudo armas brancas, bem como obras de arte e objetos relacionados a história do Brasil.

Na década de 90 ele investiu seu capital em um próprio acervo particular. Foi quando em meados de 1996, ele usou o engenho em que funcionava a primeira fábrica de cerâmica da família para construir um prédio e abrigar sua coleção.

No entanto, não foi um prédio comum, ou um simples galpão, ele foi mais ousado: Fez a réplica de um castelo francês gótico! Dizem os boatos que até as pedras do castelo vieram da frança.




Em 2001, o Museu Nacional da Dinamarca anunciou o interesse de expor a coleção completa do pintor holandês Albert Eckhout (que acompanhou Maurício de Nassau de 1637 até 1644 retratando os costumes e a natureza de Pernambuco em 24 obras).

Porém, o estado de Pernambuco não possuía na época, um espaço adequado para receber os quadros e expor. Foi quando Ricardo Brennand decidiu ir até a Europa simplesmente para apresentar sua proposta em abrir uma galeria de artes para abrigar as obras de Eckhout, pois o estado de Pernambuco merecia ver suas obras.

Então, em um ano foi construída a pinacoteca, e em 12 de setembro de 2002 o Instituto Ricardo Brennand abriu as portas ao público pela primeira vez com a exposição "Albert Eckhout retorna ao Brasil". O evento contou até com a presença do Príncipe da Dinamarca, brinca!!!!




Ricardo Brennand começou a adquirir os quadros "por empatia" em feiras de demolição e leilões pelo mundo inteiro. Boa parte das obras tem relação com o estado de Pernambuco, mas ele sempre foi tão ousado que sua "simples coleção particular" é hoje um dos museus mais visitados da América do Sul.

Os 4 galpões a linda igreja tratam-se simpleamente de uma construção contemporânea, combinada com pontes levadiças, relevos de brasões e estilos góticos. Um espetáculo a olho nu.

Inaugurada recentemente, a Capela Nossa Senhora das Graças não é um lugar turístico para visitar e tirar fotos. Lá, para você conhecer, terá que agendar para assistir a Missa que acontece apenas no primeiro e terceiro domingo do mês ao meio-dia.



Um lugar incrivelmente lindo, que vale a pena ir.

O Museu é aberto ao público de terça a domingo das 13 as 17h. Paga-se R$ 32,00 para entrar e meia entrada para estudantes, idosos e PCD. Crianças até 7 anos não pagam.

É um lugar realmente incrível e que vale a visita, pois além da história ser fantástica, o visual é de tirar o fôlego.





quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Só falta um ano para 40tar

Adoro meu aniversário... 

E como no ano que vem eu terei a idade digna de uma festa de arromba, esse ano comemorei de forma mais "discreta" ...

Comecei o dia fazendo o que mais gosto: comer caranguejo com uma Smirnoff Ice beeeem gelada, o pé na areia e uma vista perfeita da praia.


O bar abriu exclusivamente para mim, amei!



Depois de 12 Ices e 11 caranguejos, fui resgatada por alguns amig@s e continuamos a comemoração lá em casa, com vinhos e comidas maravilhosas.



Foi perfeito! Ainda ganhei presentes maravilhosos...



Gente não tinha como não gostar: havaianas, kit para vinhos, carregador para celular de alta velocidade, fone de ouvidos, kit com o perfume e hidratantes Lily (meu cheiro), balas fini e uma vassoura. Amei tudo!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Litoral norte de Natal (RN)

Esse final de semana fui turistar pelo litoral norte de Natal, mais especificamente nas praias de Genipabu e Punaú.

A pouco mais de 20 km de Natal, no município de Extremoz está localizada a praia de Genipabu, um lugar lindo, com grandes dunas e uma grande área de proteção ambiental. 





Pertinho da praia, fica localizado o "Aquário Natal", que é um aquário de iniciativa privada que abriga uma boa quantidade de animais, como peixes, pinguins, jacarés,  tubarão,  araras, entre outros...








duas araras fazendo 69

a melhor parte do aquário


Paga-se R$ 32,00 pela visita, ou meia entrada para crianças de até 10 anos e/ou idosos.


Não sei qual a sensação pior: ver os animais confinados solitários e em espaços pequenos, ou saber que a maioria deles foram apreendidos por contrabando ou maus-tratos.


Seguindo caminho pelo litoral norte, fomos até Barra de Punaú que fica situada no município Rio do Fogo (86 km de Natal). No caminho compramos bejú feito pelos índios da região. 


bejú


Entramos pelo Punaú Eco Brasil, que é um espaço de lazer para turistas e pra mim foi a melhor opção do dia. 





Paga-se R$ 10,00 por pessoa para entrar. Lá dentro possui um lindo jardim com grama e coqueiros,  o rio Punaú com seu encontro com o mar, onde podemos tomar banho, atrações como passeios de quadricículos, buggy, esquibunda e um restaurante com música ao vivo.




Tirando a parte do atendimento que deixa um pouco a desejar, o local é maravilhoso, a comida é boa e os preço são razoáveis.  Vale a pena visitar!

Na volta paramos numa feirinha de frutas que tem no caminho, e claro, compramos pinha...