terça-feira, 26 de novembro de 2019

Oportunidade x Carma

Quando considerar que algo foi uma “oportunidade” ou um “carma”? 

A oportunidade é uma situação nova que traz benefícios, já o carma é o efeito que nossas ações geram em nosso futuro. 

*** 

Estou passando por momentos de muita turbulência (pra variar)… 

Desde que voltei de minhas férias aconteceram inúmeras reviravoltas na minha vida pessoal e profissional. Eu já estava (estou) há um bom tempo querendo uma “mudança de ares”: de vida, de relacionamentos, de responsabilidades… mas não imaginava que seria tão difícil. 

Em julho deste ano, eu recebi uma proposta para trabalhar em São Paulo, na área administrativa e financeira de uma empresa jovem, moderna e correta. Minha ida pra lá estava programada para dezembro/janeiro, dependendo apenas dos ajustes de moradia, contrato… etc. Vendi e me desfiz de alguns objetos pessoais, minha irmã concordou em ficar com meu apartamento e minha mãe com meu carro para que eu pudesse ir tranquila. Encontrei o apartamento perfeito para morar no bairro da liberdade e já estava fazendo planos de minha ida. Chequei até a me despedir de alguns “crushes”! 

Acontece que mês passado, pouco depois do meu aniversário o hospital em que trabalho atualmente sofreu uma intervenção, e com isso meu chefe foi afastado e depois desligado. Devido a esses acontecimentos eu assumi de forma interina e depois definitiva o cargo de Gerente de Recursos Humanos. 

Não vou negar que é muito bom ser reconhecida, pois eu sempre trabalhei de forma íntegra, determinada e consciente dos meus atos. Mas ao mesmo tempo é muito dispendioso ter que provar o tempo todo que estou fazendo o trabalho certo, que não busco enriquecimento próprio, que não quero aumentar meu ego e não ligo para status. 

Daí eu me pergunto: foi realmente uma “oportunidade” ou um “carma”? 

Com tudo isso acontecendo eu fiquei mais reclusa, me afastei de pessoas com a “energia pesada”, desisti de organizar festas e confraternizações (quero apenas participar das mesmas), estou mais tempo ao lado de minha família, faço o que EU gosto de fazer, e ainda me aventuro em novas viagens e novas experiências… 

Por sinal, próximo sábado estarei gozando os 5 dias restantes de minhas férias. Farei um cruzeiro de Pernambuco à Salvador a bordo do navio Soberano, afinal, estou pagando essa viagem desde fevereiro, foram longos 11 meses de espera. 

Se a internet permitir, colocarei o passo a passo aqui.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Bazar de Garagem


Isso mesmo! Estou desapegando novamente de um monte de coisas: fantasias, brinquedos, jogos, artigos de festa, utensilios de cozinha, CDs, DVDs... Farei um "limpa" na minha casa.

Estou abrindo espaço para dar andamento a meu projeto de "novos ares".


segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Vídeos do III Encontro da Família Nogueira

O encontro foi perfeito!

Dos 12 filhos apenas 5 estão vivos, então foram feitas máscaras para representar os que já foram

Cada detalhe foi pensado com muito carinho pela minha mãe e minha tia-avó (Norma) que organizaram a terceira edição desse evento tão importante para todos.

A escolha de um local aconchegante que coubessem todos, os chaveiros personalizados, a caixinha de guloseimas, as sacolinhas para as crianças, os banners, as brochuras com a história, as caricaturas, as máscaras, a celebração ecumênica, as camisetas personalizadas, as bandas, o hino da família, o bolo e o vídeo feito exclusivamente para este momento... Tudo foi feito com muito planejamento e dedicação.

Foi um momento realmente incrível de união, amor e diversão.

Veja abaixo o vídeo que foi carinhosamente produzido e editado por Yuri e Willian:



E também a reportagem feita pela TV Cabo Branco, filiada da Rede Globo em João Pessoa:



O próximo encontro já está agendado, será em 2021 no Rio Grande do Norte.

Segue abaixo as fotos com os descendentes, agregados, afilhados... que estavam presentes no encontro













sexta-feira, 18 de outubro de 2019

FAMÍLIA NOGUEIRA - 100 ANOS DE HISTÓRIA


Norberto de Castro Nogueira e Francisca Fernandes, inspirados na aliança de amor e fidelidade, vividos pela Sagrada Família de Nazaré, casaram-se em 20 de outubro de 1919, tiveram 14 filhos (Walter, José, Maria do Socorro, Alzenir, Epaminondas, Maria do Carmo, Maria de Lourdes, Ruy, Maria Hermínia, Terezinha, Maria Alzenir, Norberto, Francisco Walter e Norma), e deram início a esta comunidade de Amor que intitulamos “FAMÍLIA NOGUEIRA”, é essa herança de valores que com gratidão festejamos neste final de semana.

A Família Nogueira cresceu a partir de raízes fortes, de um casal trabalhador, honesto e cheio de amor, que neste ano de 2019 fariam 100 anos de casados. Damos continuidade aos seus sonhos ao celebrarmos um encontro de avós, tios, primos, netos e bisnetos, trinetos e tataranetos, tocados pelo sentimento de pertencer a uma família, onde temos a oportunidade de testemunhar para a geração seguinte a sua importância.

Completar 100 anos é algo memorável. Completar um século de vida é pertencer à história do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. São poucas as pessoas que podem se gabar de ter uma vida tão cheia, tão rica de histórias para contar. Temos motivos de sobra para celebrar um século de boas ações no mundo.

Os 14 filhos geraram 47 netos, os netos geraram 100 bisnetos, os bisnetos geraram 63 trinetos, os trinetos geraram 8 tataranetos. Até a data de hoje somos 234 membros, sendo que 14 já voltaram à casa do Pai. Há mais três que estão à caminho para aumentar a prole de Socorro e Epaminondas.

Tudo isso, sem contar com os amados “fuleiras” (cônjuges), cuja participação foi fundamental para a existência de todos nós, como também dos agregados (amigos), que aumentam a família através da afinidade e o amor que nos une.

Vamos nos reunir em um Hotel Pousada, na praia de Jacumã, Conde-PB. Reservada especialmente para os familiares.

#seráomáximo

domingo, 13 de outubro de 2019

O melhor caranguejo de João Pessoa

Uma das coisas que mais gosto de fazer é saborear um belo "caranguejo no molho de coco"... 

Sou daquelas que "come tudo" do caranguejo, desde as patinhas, patolas, peito e todo o conteúdo de sua cabeça... Consigo identificar se ele está novinho ou se foi congelado e depois requentado...

Nos meus 26 anos em João Pessoa pude percorrer vários bares e restaurantes experimentando essa iguaria, que é muito fácil encontrar por aqui, porém nem todos são tão saborosos ou bem preparados. Alguns raspam seus pêlos, outros arrancam a "tampa" de seu abdômen fazendo vazar toda parte saborosa da cabeça... Caranguejo bom mesmo deve estar completo, bem limpo, gordo e bem cozido. Nunca congelado e requentado!

Pois é, se você vai visitar João Pessoa e deseja experimentar esse prato maravilhoso, fuja dos bares e restaurantes da orla do Bessa, Tambaú e Cabo Branco. Procure os bares na praia do Poço e Camboinha. E se quiser um opinião de quem entende do assunto, eu aconselho que vá até o Rallos Bar. É um lugar simples que serve o melhor caraguejo que já comi, o molho de coco é tão saboroso que até vende em separado se você quiser...


Sempre que posso, vou até lá saborear o caranguejo apreciando a bela vista do mar quentinho na frente, ótimo para banho


Fico observando as pessoas caminhando, correndo, se bronzeando, bebendo, jogando, nadando... Até mesmo quando não tem ninguém na praia, a vista das ondas vindo e indo me trás uma sensação muito boa, posso passar horas nesse lugar

Geralmente vou só, ligo o fone de ouvido e pratico o "nadismo". Fiz isso ontem, mas minha mente estava tão cheia, tão exausta e eu estava tão cansada que nem consegui relaxar como eu queria, até chegar um amigo e ficar jogando conversa fora até a maré encher e decidirmos sair de lá. Foi otimo!

Tive um sábado pensativo, estava distante e reflexiva, só conseguia pensar no cansaço, no meu eterno cansaço e a grande vontade de ser uma pessoa inútil como a que o Pe. Fabio de Melo fala em seu sermão (assistir o video abaixo)


É isso! estou cansada de "ser a amiga solteira" boa pra sair, estou cansada de "ser o carro" que vai buscar e levar todos em casa, estou cansada de "ser o cartão de crédito" para os momentos de aperto, estou cansada de "ser a única da família" que está por perto, estou cansada de "ser a casa" para o esquenta antes das festas, estou cansada "de ser o sexo das quartas-feira", estou cansada de "ter fantasias de carnaval para emprestar e recebê-las sujas", estou cansada de fazer faxina antes de receber visitas e dobrar a faxina depois que as visitas vão, estou cansada de ser a única que sabe resolver um problema ou tirar uma dúvida... Enfim, cansei de ser útil!

Espero que esse meu cansaço passe! Enquanto isso vou comendo caranguejos...

***
"Desde que seu mundo continue girando, não há de se preocupar, mesmo que o destino vire sua vida de pernas para o ar." (Amilcar Zafalan)




terça-feira, 17 de setembro de 2019

Minha Casa Minha Vida

Minha mãe sempre falou que “a casa da pessoa mostra quem ela é”

Adoro meu cantinho! Apesar de algumas muitas, muitas, muitas vezes, ter vontade de me mudar

Passo o dia inteiro fora (seja trabalhando,  viajando, ou em barzinhos e/ou festas...), faço minhas viagens (sejam longas, sejam curtas...) Mas é para lá que sempre volto: meu “AP”!


Nele que tenho a cama mais confortável, a sala mais aconchegante, a cozinha com tudo no lugar e o melhor banheiro do mundo... Ai como é bom voltar pra casa!

Moro no mesmo lugar há 17 anos, e após algumas reformas e troca de mobília, vou conseguindo deixá-lo cada vez mais a “minha cara”. Cada pedacinho do meu AP tem a lembrança de algum lugar que visitei, ou que alguém visitou e lembrou de mim. E assim vou juntando tudo formando um mix de cultura e recordações na decoração

Deixar tudo isso talvez seja a parte mais difícil...

Aguardando novas notícias para novas  decisões!

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

25° dia - Despedindo-me da Liberdade

A primeira etapa de minhas férias chegou ao fim. Digo primeira etapa porque os outros 5 dias serão gozados no final do ano, em um cruzeiro

Nesses 25 dias de férias eu adorei cada cidade, cada momento, cada experiência e cada companhia... E ter ficado os últimos dias aqui na Liberdade foi excepcional, ainda morarei aqui nesse bairro, que energia incrível

Pude me divertir, relaxar, trabalhar, namorar, meditar, ter novas experiências, conhecer pessoas novas e reencontrar pessoas queridas, foi perfeito!

No meu último dia aqui, me vesti de "Japa" e fui passear...


Subi a Av. Galvão Bueno até o Jardim Oriental, fui me despedir da Liberdade...







Chupei o picolé de melão que adoro e voltei para o hostel...


Estendi minha diária até as 17h para sair tranquila... Arrumei minhas coisas com calma e fui visitar meu outro primo querido lá em Barra Funda

Fabinho é irmão de Paulinho que visitei outro dia. Ele já morou na Austrália por mais de 8 anos e atualmente roda o mundo a trabalho

Temos a mesma idade e vidas completamente diferentes! Adorei tê-lo encontrado aqui em SP

Fomos jantar num restaurante chamado Qceviche!, que serve cerviches maravilhosos e outras comidas peruanas também...





Fui presenteada com um cashmere da Tailândia que adorei! e ele ainda me levou ao aeroporto!


Fabinho, Hélica e eu

Voltando pra casa no vôo da Latam...


domingo, 15 de setembro de 2019

23° e 24° dias - Torre de Miroku

Quando decidi passar uma semana aqui em SP uma das primeiras coisas que fiz foi agendar o passeio para a Torre de Miroku


Em meados do ano 2000 o Reverendo Nakahashi da doutrina messiânica visitou o templo Houryu na cidade de Nara, no Japão (trata-se se uma torre de 5 andares reconhecida pela sua beleza como Patrimônio Histórico e Cultural pela UNESCO). O reverendo voltou ao Brasil com o desejo de edificar algo semelhante. A partir de então, seu objetivo foi realizar essa obra.

Os membros do Templo Luz do Oriente,  dedicaram tempo, recursos e materiais para a realização desta obra.

A Torre foi construída utilizando a metodologia convencional da engenharia moderna aliada ao conhecimento milenar de sustentaçao de vigas por encaixe.  Possui telhas douradas esmaltadas com uma tinta especial trazida do Japão que contém ouro em sua composiçao. Demorou 12 anos para ficar pronta e foi inaugurada em agosto de 2018.

Desde agosto eu já deixei a visita agendada e paga para o sábado (14/09) as 14h30. Não programei mais nada para esse dia pois o dediquei completamente à esta visita, tendo em vista que para chegar lá eu tenho que pegar dois metrôs, um trem e um uber.

Mas algo inesperado aconteceu! Lembra que falei que conheci uma pessoa legal aqui no hostel? Pois é, ele também ia conhecer a torre. Saímos juntos do Hostal, pegamos os dois metrôs e o trem.

esperando o trem

aguardando o metrô

Chegamos em Ribeirão Pires antes de meio-dia, com tempo suficiente para chegar até a marina... O dia estava nublado e com névoa.

Como estávamos em frente ao Habibs, decidimos almoçar logo... Comemos esfirras, tomamos caipirinhas, conversamos, rimos... Estava tudo muito bom! Como o passeio foi antecipado para as 14h, pedimos a conta a 13h30 e chamamos o uber.




No entanto o Uber cancelou a viagem sem nenhum motivo aparente, então pedi um novo carro pela 99, que não chegava nunca... Pedimos novamente outro Uber, que enfim chegou, mas já era 13h55...

Chegamos na Marina as 14h07 e ainda pudemos ver o barco (que já havia saído...). Pois é, perdemos! Fazer o que né?

Como o passeio já estava pago, reagendamos-o para o dia seguinte, no mesmo horário.

A companhia estava tão agradável que decidimos esticar a diversão... Na volta paramos no Carrefour e compramos vinho, rufles e amendoim... Assistimos o filme de Fredie Mercury no hostel e nos divertimos um bocado


Já a noite, fomos caminhando até um restaurante chamado "Fôrno". No caminho passamos pela Rua Augusta que por incrível que pareça, estava tranquila...


Chegamos no Restaurante, o local não é muito grande e possui poucas mesas, então, se você quer comer lá, tem que colocar seu nome na lista e aguardar...

Esperamos por 2h30! Enquanto isso eu tomava algumas Ices...


O lugar é realmente incrível e a comida espetacular! Os pratos além de sorfisticados, são bem apresentados e deliciosos. Vale a pena a espera!




A noite foi perfeita e encerrou da melhor forma possível.

***

Chegou o domingo, lá vamos nós fazer o mesmo itinerário até Ribeirão Pires...

Metrô - troca de linha - trem - Habibs (dessa vez sem caipirinha) - Uber!

Chegamos na Marina! Ufa!


Desta vez deu certo, e o melhor: o céu estava azul e sem nenhuma névoa!

O barco que nos leva até a Torre é um tipo de catamarã com um Dragão dourado na frente, é bem legal!


O Dragão dourado é a divindade protetoradas águas e os templos japoneses usam essa figura pois consideram que a água é purificada

A viagem é curta e como o lugar é bastante arborizado, só é possível ver a Torre quando chegamos bem próximos


É lindo e vale a pena a visita! A visão do lugar com seu belo jardim, os lagos e pequenas cascatas e o caminho ecumênico até chegar à torre trás uma sensação de paz






O santuário no complexo da Torre reúne representações de divindades orientais e ocidentais e se propõe a oferecer a seus visitantes uma harmoniosa contemplaçao do belo, pois de acordo com o fundador da doutrina messiânica "Meishu Sama", em locais pleno de virtude e beleza o homem pode ser capaz de alcançar níveis mais elevados de espiritualidade





Não é permitido fotografias no interior da torre que conseguem ser ainda mais facinante quando entramos. Dentro da torre existe uma estátua folheada a ouro com 8 metros de altura, a divindade lá exposta foi reverenciada desde os tempos mais remotos como a expressão da misericordia, do amor e da paz e objetiva a salvação de todos sem distinção de credo, etnia ou posição social

Não tenho palavras para explicar a energia do local, apenas quem for poderá sentir

Meu amigo foi embora para sua terra lá em Balneário, e eu fiquei no hostel com comida o suficiente para 3 dias... rsrsrs

Sérgio e eu

Confesso que sua agradável companhia com piadas sarcásticas vão fazer falta esta noite