sexta-feira, 11 de agosto de 2017

12º Dia – As Ruínas de Tiwanaku

A 72 km de La Paz, já nas proximidades do lago Titicaca, existe o sítio arqueológico de Tiwanaku. São ruínas de uma cultura que ocupou o altiplano andino por mais de 3 mil anos. 


Suas construções, apesar de parecer “de longe” apenas algumas pedras, é um dos maiores exemplos arquitetônicos da América do Sul pré-incaica.








A civilização que viveu aqui desapareceu de forma desconhecida. Na verdade ainda está tudo meio sem respostas, tendo em vista que boa parte das ruínas ainda estão cobertas por terra, e ainda em estudos.

O passeio se resume em uma caminhada pelo local e uma visita a dois museus (onde possui um acervo de pecas de argila, ouro, bronze, pedras e até múmias). Assim pudemos compreender o qual avançada foi essa cultura, pois além da arquitetura e engenharia, eles dominavam a agricultura e técnicas de medicina e mumificação.




Dentro do museu não é permitido fotografar, mas vale a pena a visita!

Ao retornar à La Paz, usamos o mais moderno transporte público da cidade: os teleféricos! Eles nos levam de ponta a ponta da cidade, cruzando bairros imensos, com casas em cima dos morros, tudo de uma única cor: a cor dos tijolos, sem nenhum reboco, ou pintura. Os bondes são novos e modernos.

olha o trânsito lá em baixo
Chegando em nossa rua, fui conhecer o Museo de la Coca, um lugar pequeno, mas bem organizado. O conteúdo dele é mais informativo, um verdadeiro acervo sobre a história da coca, com informações e fotografias. Quando cheguei lá, me perguntaram de que país eu era, logo em seguida me deram um manual, todo em português, e uma pastilha de coca.


Fui seguindo a sequência de painéis com a história da folha de coca, seu uso ancestral, suas propriedades nutritivas, químicas e místicas. Seu uso como medicamento, e algumas curiosidades como a história do surgimento da coca-cola, que até os dias atuais é uma grande importadora das folhas.

Amanhã seguiremos para outro destino: Copacabana!

Custos (valores na moeda boliviana, que para converter para o Real, basta dividir por 2,05):

Tour para Tiwanaku + guia + almoço + ingressos: B$ 205,00
Teleférico: B$ 3,00 (cada trecho, usamos dois até o centro)
Ingresso do Museo de La Coca: B$ 15,00
Jantar: B$ 40,00
Postar um comentário