domingo, 1 de abril de 2012

Fisioterapia Analgésica

Quando o médico me falou que eu precisava fazer algumas sessões de fisioterapia, eu achei que fosse chegar em uma clínica e fazer exercícios de alongamentos, flexões do tronco, postura ou algo do tipo... No entanto, a fisioterapia recomendada foi a tipo “analgésica”.
Esse tipo de fisioterapia possui o objetivo de aliviar dores musculares, dores articulares e diminuir a tensão muscular. O engraçado é que eu nem me mexo, passo a sessão inteira deitada, até cochilo.
Primeiro a fisioterapeuta aplica nas minhas costas (logo em cima do corte) 30 minutos de pequenos choques, através do TENS.
A TENS consiste da aplicação de eletrodos percutâneos com o objetivo de excitar as fibras nervosas. É uma corrente elétrica com forma de onda tipicamente bifásica, simétrica ou assimétrica, que pode ser transmitida através da pele sem solução de continuidade. (Fonte: Blog de fisioterapia - http://rtufvjm.blogspot.com.br)
É mais ou menos a sensação de ter um celular vibrando por meia hora seguida... Depois disso, são mais 10 minutos de ultra-som, contribuindo no relaxamento muscular e mais 20 minutos de gelo. É isso!
Escolhi uma clínica de fisioterapia que fica na rua de trás, assim vou até lá caminhando. É o único esforço físico que faço.
E por incrível que pareça, as dores no tronco diminuíram bastante! Já durmo mais tranquila, me mexo quando estou dormindo e as vezes acordo emborcada. Ando, sento e levanto sozinha. Só não consigo ainda flexionar o tronco.
No entanto, eu sinto os músculos do quadril e coxas mais fracos devido a falta de exercícios, e ficar sentada de forma ereta por mais de uma hora me causa dores. Minha postura ainda num tá lá essas coisas, digamos que na escala da evolução eu sou “homo habilis”.
Realmente é uma recuperação lenta, não esperava que fosse tanto. Ficar dentro de casa o dia inteiro está me levando à loucura. Já sei toda a programação da TV e não tenho mais paciência para internet... Não vejo a hora de voltar a trabalhar.

***

Aquela que um dia me trouxe mágoas, hoje é quem enxuga minhas lágrimas.

Um comentário:

Natalia disse...

Pois volte logo. Também estamos com saudades!