Ah, a cidade do Porto! Eu não podia me despedir do país sem escrever sobre esse lugar localizado na costa noroeste de Portugal no qual passei quase dois meses.
A cidade é o berço do vinho do Porto, onde o rio Douro a abraça e as pontes se entrelaçam. É um encontro entre o moderno e o antigo com ruas estreitas e sinuosas num sobe e desce de ladeiras que escondem um tesouro a cada esquina: seja um miradouro com vista para o rio, uma igreja com azulejos deslumbrantes ou um barzinho aconchegante.
Seu centro histórico é um labirinto de becos e vielas, em que as fachadas dos edifícios sussurram histórias antigas entre um amontoado de roupas estendidas.
É a segunda maior cidade do país, por isso se tornou um destino turístico que oferece uma mistura única de tradição e modernidade. Com sua cultura vibrante, gastronomia única e um rico patrimônio histórico, Porto é uma cidade imperdível para quem visita Portugal.
E os vinhos? Ah, os vinhos são a alma da cidade. E SUPER BARATOS! Digamos que eu tomava mais vinho que água...
![]() |
eu e Dea |
Eu poderia encher esse texto de linhas e mais linhas debulhando as maravilhas dessa cidade, mas prefiro me conter aos lugares que visitei (e gostei). Assim posso compartilhar de forma mais detalhada sobre cada lugar.
![]() |
Cemitério do Bonfim com a Igreja do Bonfim ao fundo |
Cemitério do Bonfim - Mas é claro que eu vou começar por ele, pois além de ter sido minha vista diária da janela, eu adoro cemitérios... Este em particular é super limpo e bem tranquilo. Um bom lugar para se visitar, especialmente se você gosta de arquitetura e história. Foi construído no final do século XIX e possui um grande número de mausoléus com arquitetura neoclássica e sepulturas elaboradas. Alguns dos túmulos são verdadeiras obras de arte e mostram a riqueza da época em que foram construídos.
![]() |
eu, Dea e Dudu na Torre dos Clérigos |
A Torre dos Clérigos é um dos principais pontos turísticos da cidade do Porto. Fica localizada no centro histórico e é um exemplo magnífico da arquitetura barroca portuguesa. Pode subir ao preço de 10 Euros para ter acesso a vista panorâmica da cidade. A torre foi construída entre 1732 e 1763 e faz parte do conjunto arquitetônico da Igreja dos Clérigos.
![]() |
Palácio de Cristal |
![]() |
Palácio de Cristal |
O Palácio de Cristal não é um castelo ou um palácio (como eu imaginei kkkk), trata-se de um grande parque público localizado na margem esquerda do rio Douro. Foi construído em 1860 e é um dos principais pontos turísticos da cidade, oferecendo uma vista incrível do rio Douro e da cidade. O parque é um lugar maravilhoso para um passeio, tem jardins incríveis e é um local popular para eventos, como shows e feiras. Ah... O acesso é gratuito.
![]() |
Gabriel, Dudu, Dea com Lua, Jubinha, Daniel, Ben e eu (no Parque São Roque) |
![]() |
labirinto do Parque São Roque |
Ainda falando de lugar para quem gosta de estar em contato com a natureza, fazer piqueniques ou relaxar ao ar livre, eu listo o Parque de São Roque como um lugar excelente. Possui uma área verde, trilhas para caminhadas, lago, fontes, aparelhos para ginástica, parque para crianças, um café e o um labirinto de plantas que foi o que eu mais gostei. E o melhor: é grátis! Fomos com um casal de brasileiros pra lá de gente boa que compartilhou conosco sua história e percalços vividos em Portugal.
![]() |
Orla do Rio Douro |
A orla do Rio Douro é um lugar bonito e animado para caminhar, passear de bicicleta ou simplesmente sentar e admirar a paisagem. Existem várias pontes famosas que atravessam o rio que oferece uma vista deslumbrante da cidade. Há também muitos restaurantes, bares e cafés na orla, tornando-a um ótimo lugar para desfrutar de uma refeição ou bebida enquanto admira a vista. Do outro lado fica Vila Nova de Gaia onde você pode subir ou descer no teleférico (e ainda ganhar uma degustação de vinho do porto).
![]() |
Casa Escondida |
A casa escondida é talvez o lugar com a história mais interessante: Em 1736, foi fundada a Ordem Terceira do Carmo, que tinha a sua sede no Convento dos Carmelitas Descalços, e em 1752 foi cedido o terreno ao lado da Igreja dos Carmelitas para a construção de outra igreja, a Igreja do Carmo. A questão é que naquela época, não era permitido pelo Vaticano a construção de igrejas uma ao lado da outra, e para resolver a situação foi então construída esta pequena casa entre as duas igrejas, separando os edifícios. O lugar possui 3 pisos e tudo que uma casa precisa ter, desde quarto, sala e até cozinha. Ficou fechada por mais de 250 anos mas atualmente o lugar é aberto para visitação guiada e é necessário pagar uma taxa de pouco mais de 4 euros para visitar.
O Jardim das Virtudes é um lugar excelente para encerrar o dia, possui uma vista deslumbrante do Rio Douro e um pôr do sol espetacular misturando a beleza da natureza com a arquitetura da cidade, o que o torna um lugar ideal para tirar fotos panorâmicas. Infelizmente foi justamente lá que "levaram" meu celular e as belas fotos que tirei que agora só estão guardadas na minha memória.
Portugal está classificado como o 6º país em nível de paz e segurança dentre os 163 países listados na countryeconomy.com, e eu não vi violência por lá. No entanto, como em qualquer país, tem sempre um "mala" de plantão esperando apenas uma oportunidade, por isso é sempre bom tomar cuidado com seus pertences, especialmente em áreas mais movimentadas e turísticas.
Então eu posso concluir esse texto descrevendo a cidade de Porto como um romance antigo, onde cada página é uma surpresa. Foi um lugar em que eu vivi os dias devagar, degustando cada momento com um copo de vinho na mão. Um lugar tranquilo que me deu de presente momentos únicos ao lado de pessoas maravilhosas. Estou partindo de volta para o Brasil, mas quem sabe eu ainda retorne em um estação menos fria para passar mais tempo.