domingo, 27 de novembro de 2022

Brasileiros migrando para Portugal

A relação do Brasil com Portugal começou em 1500, quando Pedro Álvares Cabral, um navegante português, chegou ao litoral brasileiro e estabeleceu contato com as tribos indígenas que habitavam a região...

Desde então, iniciou-se um processo de colonização do território brasileiro, onde Portugal impôs sua língua, sua religião e seus costumes aos povos indígenas. Africanos foram trazidos como escravos e sua identidade deixou marcas profundas na nossa cultura.

Mesmo após a independência do Brasil (em 1822), os dois países mantém uma relação próxima, e isso faz de Portugal um dos destino mais populares para os brasileiros que buscam uma vida melhor no exterior.

Temos algumas vantagens em relação a estrangeiros de ouros países:

Não precisamos de visto como turistas: Os brasileiros podem entrar em Portugal sem visto se permanecerem no país por um período de até 90 dias. Essa isenção de visto é concedida com base em um acordo bilateral entre o Brasil e os países da União Europeia, do qual Portugal faz parte.

Língua: O idioma português é a língua oficial tanto em Portugal quanto no Brasil, o que torna a adaptação dos brasileiros mais fácil do que para outras nacionalidades que não falam português.

Acordo de assistência médica: O CDAM (Certificado de Direito à Assistência Médica) é um acordo internacional firmado entre Brasil e Portugal, que permite que cidadãos brasileiros que estejam temporariamente em Portugal e cidadãos portugueses que estejam no Brasil possam ter acesso à assistência médica pública do país de destino, de graça!

Dupla cidadania: Brasileiros que possuem ascendência portuguesa podem obter a cidadania portuguesa com relativa facilidade, o que lhes dá direitos e benefícios similares aos dos cidadãos portugueses, como acesso a serviços públicos e ao mercado de trabalho.
 
Comunidade brasileira: Portugal abriga uma grande comunidade de brasileiros, o que pode tornar a adaptação mais fácil e possibilitar o acesso a informações e redes de contatos.

Com sua rica história, belas paisagens e qualidade de vida elevada, não é a toa que os brasileiros estejam migrando para lá. Apesar de que eu ainda acho o Brasil o PAÍS MAIS INCRIVEL de se viver.

No entanto, eu comecei com essa grande introdução para comunicar que minha irmã, assim como muitos outros brasileiros, está "migrando" para Portugal... Ela vai fazer um mestrado em Ações Sociais e de quebra está levando os dois filhos e Lua (a cachorrinha que amo).

Lua, Gabriel, Dudu e Dea (minha irmã)

Lua teve que ir na caixinha devido seu peso

E onde eu entro nessa história?

Bem... Ela me convidou para passar dois meses com eles lá em Porto, enquanto ela estará tendo aulas presenciais e estarão todos no período de adaptação com o lugar. Não precisarei pagar hospedagem e ganharei minha passagem.

E aí? Nem preciso dizer que eu respondi né?!

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Viajando numa casa móvel: a incrível experiência com o Iron


Conheci o Iron, um veículo poderoso e destemido, que foi construído para explorar o mundo além das fronteiras. Ele é o lar de um viajante corajoso, que se aventura em territórios inexplorados.

O Iron deixou de ser um simples meio de transporte para se tornar uma casa, uma caverna de aventura que se move pelas estradas, levando consigo sonhos e histórias. Seu exterior forte e imponente é como uma armadura que o protege contra as intempéries do mundo exterior.

Seu motor ronca como o rugido de um leão, pronto para enfrentar qualquer desafio que se apresente. Seus pneus robustos e tracionados em todas as rodas são como patas de elefante, capazes de percorrer terrenos difíceis e trazer segurança.

Seu interior é como um ninho aconchegante, onde o viajante pode relaxar e descansar após um longo dia de exploração. É como uma cápsula do tempo, mantendo as lembranças vivas enquanto novas histórias são escritas.


Mas de que estou falando?

Estou falando de uma verdadeira obra-prima da engenharia e arquitetura, uma casa móvel com personalidade própria; um caminhão militar que se transformou em um lar.

Suas paredes foram feitas com materiais leves e duráveis. Possui quarto, sala, cozinha e banheiro. Tudo bem equipado e com janelas para permitir a entrada de luz natural e ventilação. Seus painéis solares no teto torna-o auto-suficiente.


Mas não tem como falar do Iron sem falar do seu fiel condutor...

Sérgio é brasileiro com descendência italiana. Aventureiro, montanhista, motociclista, ciclista, surfista, piloto de paramotor, kitesurfista e overlander. Sim, ele é tudo isso!


Rodou milhares de quilômetros pelo Brasil e América do Sul em cima de uma moto e num jipe que ele batizou carinhosamente de Inácia.

Em 2015 deixou para trás uma vida convencional e embarcou numa viagem pelo mundo. Nomeou sua aventura de "Projeto 50 Mundos" com o objetivo de visitar 50 países, onde em cada um pudesse conhecer um mundo diferente, com cultura, paisagem e gastronomia únicas. E nessa aventura ele chegou até a Sicília (na Itália) de moto.

Foi mais além... Decidiu "levar sua casa nas costas" construindo o Iron, onde ele poderá estar onde quiser... Agora, sem raízes, ele segue... Com o objetivo de rodar o mundo outra vez.

Eu tive a oportunidade de passar alguns dias como tripulante desse projeto e foi incrível!


Acordar em um lugar diferente todos os dias, com a paisagem mudando a cada janela que abre. Sentir o sol batendo no rosto e o vento fresco da manhã entrando pela porta da sala... Não ter um endereço fixo, mas ter o mundo como sua casa!

Pude viajar por praias lindas sem perder o conforto de um lar e vivenciar a forma livre de poder desbravar novos horizontes sem ter que se prender a um único lugar... E assim fomos do Piauí até o Rio Grande do Norte.


Uma casa móvel é como um caracol, onde você pode levar ela para onde quiser, é só engatar o motor e seguir a estrada. Você é o seu próprio condutor, o que te dá a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer amigos pelo caminho. Você pode viver em meio à natureza, com as montanhas e as árvores, ou ainda pode conhecer diferentes culturas e experimentar novas comidas em lugares completamente diferentes.

E o melhor de tudo? Sem se preocupar com acomodações, horários ou rotas pré-definidas, sentindo a emoção da descoberta, livre das limitações impostas pela rotina e pelos padrões sociais.

A bordo deste caminhão eu também pude passar por momentos de autodescoberta e renovação...E nessa viagem de pouco mais de uma semana eu pude viver uma experiência transformadora que me mostrou que, no final das contas, minha vida é a minha maior aventura... E que o real benefício não é o destino final, mas as histórias que são vividas ao longo do caminho, pois cabe a nós escolher como queremos vivê-la.


Ao embarcar nessa jornada épica com o "50 Mundos", Sérgio me mostrou que é possível realizar grandes feitos. Sua dedicação e comprometimento em construir sua casa móvel e percorrer os quatro cantos do mundo são pra mim um exemplo de resiliência e determinação. Foi uma oportunidade única e inesquecível que eu nunca vou esquecer.