Considerada a maior ilha do mundo em um lago de água doce, Ometepe possui dois municípios: Moyogalpa e Altagracia.
Situada a pouco mais de 100 km da capital Manágua, dentro do Lago Cocibolca esse lugar se torna mais icônico porque possui dois vulcões em seus 276 km de extensão.
De um lado está o Concepción que é um majestoso e cônico vulcão ativo e do outro está o extinto vulcão Maderas, envolto em uma floresta nublada com lagoas e cachoeiras.
 |
como estava nublado não dá pra ver bem os vulcões |
Para acessar a ilha (se você não possui um barco), é necessário uma viagem de balsa de uma hora da cidade de San Jorge.
E como a Ilha é relativamente pequena, você pode alugar um quadriciculo ou uma moto para se locomover por lá... Como fomos com China, preferimos alugar um quadriciculo.
A ilha em si é um paraíso, desde suas praias, as reservas ecológicas como o Charco Verde,, e a Cachoeira San Ramón...
A reserva natural Charco Verde é uma área protegida localizada na parte inferior da ilha. Abrange uma lagoa, uma floresta e uma praia...
É um lugar tranquilo e relaxante em que os amantes da natureza podem passar todo o dia disfrutando, desde caminhar, observar as aves, os esquilos e os macacos... Meditar olhando para o lago com a vista dos vulcões ao fundo (quando não estiver nublado) ou ir até a praia.
Ah... Lá também possui um borboletário, mas eu não quis entrar, não gosto de ver animais presos, principalmente quando existe tanta natureza para que eles possam ser livres.
A Cascada San Ramón está localizada no vulcão Maderas. A grande cachoeira natural pode ser encontrada após uma longa caminhada de 4 km subindo o arborizado vulcão... A vantagem é que dá pra subir os 2 primeiros km com o quadriciculo.
Há um caminho que leva não só à cachoeira, mas também ao topo do vulcão Maderas, onde a natureza é abundante e há vários animais que podem ser vistos...
 |
eu e Rodolfo |
O percurso leva cerca de 2 horas para chegar na parte de baixo da cachoeira acompanhado de um calor da mulésta... E quando não tem a sombra das árvores o calor piora.
 |
no caminho para Cachoeira San Ramón |
A cachoeira possui cerca de 50 metros de altura e pra minha grande tristeza, e acredito que de muita gente também, não existe uma área de banho espaçosa... O jeito é jogar um pouco da água gelada na cara para refrescar.
Ah... tem que ir cedo e reservar boa parte do dia para isso. Um bom repelente também ajuda.
Depois de tanta trilha e esforços físicos, fomos para o lugar que foi um dos que mais gostei da ilha: Ojo de Agua
Trata-se de um sítio natural que foi remodelado para receber turistas... Um lugar perfeito para relaxar, poder nadar sem ficar coberto de areia e ficar na sombra, cercado pela natureza.
A água da piscina é natural e vem diretamente do Vulcão Concepción... Sendo água vulcânica, é rica em potássio, magnésio, cálcio, enxofre e sódio, que possuem propriedades para aliviar a febre, dores musculares, stress, certas alergias e até rejuvenesce (dizem!).
E ainda fornece toda extrutura com restaurante e banheiros... Queria ter passado o dia inteiro lá.
E por último mas não menos importante. Na verdade talvez o lugar mais pitoresco e que eu amo: O cemitério!
Esse especificamente está no caminho de quem vai para a "Cascada San Ramón" está coberto de vegetação e eu achei super interessante o formato cilíndrico dos túmulos.
Vale a pena reservar uma semana inteira para desfrutar a ilha, assim pode passar mais tempo em cada lugar, existem muitas opções de hospedagem por lá e com certeza não falta o que fazer.