Tenho recebido alguns viajantes na minha casa desde que voltei. A maioria em busca das belezas naturais existentes na minha terra... Então, para facilitar a busca deles, decidi conhecer melhor nossa região.
João Pessoa é um lugar lindo, não apenas a cidade em si, as praias urbanas também são belas, e a tranquilidade e segurança daqui conquistam qualquer um. Mas quando se trata de natureza e as belezas que a maioria procura, vale a pena visitar o litoral sul.
Fiz um passeio guiado com a Trip Arretada (instagram: @trip_arretada), visitamos lugares que, por incrível que pareça, eu nunca tinha ido. Ficamos um pouco de tempo em cada parada onde pudemos tirar algumas fotos, sentir a energia do lugar e apreciar. O guia Rafael é uma atração a parte, muito simpático e um excelente fotógrafo, algumas das fotos aqui postadas são de sua autoria.
O passeio passa por vários locais, um mais lindo que o outro... uma excelente pedida para quem tem poucos dias na cidade. Mas aconselho àqueles com mais tempo, que reserve pelo menos 4 dias e assim desfrutem melhor de cada lugar maravilhoso que existe em nosso litoral. Eu mesma que moro aqui, quero voltar lá mais vezes, sem pressa e sem horário de retorno, passando um dia inteiro em cada lugar...
Barra do Gramame
A Praia de Barra do Gramame é uma praia de mar aberto com águas agitadas e areia fofa, sua maior atração é o encontro do rio gramame com o mar onde você pode aproveitar ambos, lá possui vários bares que servem o famoso abacaxi gelado, caranguejos e todo tipo de culinária praiana da região paraibana. Existem também a opção de passeios de jangadas e caiaques. Vale passar o dia inteiro por lá, principalmentese se a maré estiver seca...
 |
o delicioso abacaxi gelado |
 |
caranguejo "chama-maré", tem muitos deles lá |
Praia do Amor
Localizada no município do Conde, a 30km de João Pessoa, a Praia do Amor atrai turistas por causa da pedra furada onde aconteciam rituais indígenas ligados ao casamento. Dizem as lendas que os casais que passarem de mãos dadas por baixo dela ficarão juntos para sempre.
Além de um pequena barraca com a venda de bikinis, chapéus, artesanatos e um container com venda de bebidas e outras coisas, a praia não oferece muita coisa.
Mirante Dedo de Deus
Perto do acesso que leva à Praia de Coqueirinho existe um lugar com uma vista incrível... O Mirante Dedo de Deus é uma pedra projetada para uma pequena falésia que rende belas fotos.
Do lado contrário ao dele está o Mirante da Tartaruga, também com uma vista espetacular.
 |
com Rafael (nosso guia) |
Praia de Coqueirinho
Considerada uma das praias mais bonitas da Paraíba, Coqueirinho é a praia mais estruturada da Costa do Conde. Tem diversos bares, restaurantes, lojinhas, banheiros e uma vasta quantidade de guarda-sóis na beira-mar. É nela que temos a parada mais demorada do passeio, pois é lá onde almoçamos. Também vale a pena reservar um dia inteiro pra ficar lá, estava tão bom que nem tiramos fotos...
Seguindo por um caminho de coqueirais, chegamos ao Canion de Coqueirinho, com falésias coloridas de encher os olhos de tanta beleza.
Castelo da Princesa
No alto de uma falésia com vista para outras falésias está o Mirante Castelo da Princesa, trata-se de uma formação rochosa natural em formato de torre parecendo um castelo. Lá, além da vista, existe um quiosques com venda de cachaças, licores, cocadas e salgadinhos.
 |
Adri, Tati e eu |
Tambaba
Sendo uma das poucas praias de nudismo e a primeira do Brasil a permitir o naturismo por uma lei municipal, a Praia de Tambaba também é uma APA (Área de Preservação Ambiental). Ela é dividida em duas partes, a naturista (em que é obrigatório a nudez) e a dos que não tiram a roupa, com restaurantes, artesanatos e uma pequena parte de praia cheia de pedras que viram piscinas naturais com a maré sequinha.
Para ter acesso a parte de nudismo, passamos por um pequeno acesso onde constam as regras relacionadas ao código de ética naturista, a fim de garantir um padrão de comportamento no lugar. Depois de cruzar, é só tirar a roupa e desfrutar das belezas de lá... Deste lado também possui um restaurante bar.
Sítio Tambaba
Por último e não menos importante, passamos por um "shopping rural" numa vila muito charmosa. No lugar, são comercializado tapiocas, doces, caldos, castanhas, cachaças, sorvetes, artesanatos e muitas outras coisas...
O lugar tem uma beleza ímpar e tudo que vende lá é feito pela própria comunidade.
Retornamos no pôr do sol ouvindo Engenheiros do Hawaii... O dia foi tão bom que passou voando... Voltarei mais vezes e com mais tempo para desfrutar cada pedaço desse paraíso que tanto amo.