quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gastronomia Acreana


Viajar e não experimentar as iguarias locais? Impossível! Claro que fiz questão de escolher bem onde e o quê comer no Acre...

Lá até os políticos são famosos por comerem... rsrsrs


Segundo os boêmios da região, no Mercado do Bosque é onde tem o melhor café da manhã acreano. O lugar é um ponto de encontro dos jovens após tomar umas e outras, pois lá eles revitalizam suas energias. Fui para o “Café da Toinha”, um dos mais famosos do mercado.


Pedi uma “baixaria”, que é a uma mistura de cuscuz de milho com carne moída, ovos e cheiro-verde. Muito Bom!


Ah... Também tomei mingau de milho (é a mesma coisa de nosso mungunzá doce).


No mercado eles fazem a polpa de Açaí na hora... Fica lá moendo e as pessoas com jarras para encher e levar pra casa. Quem não tem jarra leva em sacos.




O sabor do açaí de lá é bem mais forte e menos doce que o que temos aqui no nordeste, e eles o comem quente, com peixe, feijão, farinha... Uhg!

Lá também tem a maior banana que já vi!



Por grande parte de sua população ser de descendentes de sírios e libaneses, a comida árabe é muito comum nos restaurantes de lá. Almocei no restaurante O Paço que fica dentro do parque da Maternidade. O lugar é super agradável, a comida é gostosa e o preço legal. Comi um “Pudim de 4 leites” que dá água na boca só em lembrar (4 leites: leite, leite condensado, creme de leite e leite de coco).


Tomei suco de Cupuaçu. É gostoso e fica travando na boca, tipo mangaba ou caju.


Noutro dia almocei no AFA Bistrô D’Amazonia, que fica no centro da cidade, ele possui uma mistura de cozinha internacional com regional. Fiz um prato com um pouco de cada coisa para experimentar, coloquei um Mandi (peixe), tabule, uma pimenta empanada, dois mini charutos e uma pequenina batata recheada...


No Mercado Velho tem uma sorveteria Du Bom, com picolés caseiros, escolhi o picolé “Lambada”, que é feito de creme de leite com pedaços de chocolate... Huuuummmm!!! Delicioso!





É muito comum ver nos bares “Cerveja suja”, que nada mais é que a bebida misturada ao suco de limão e sal. Até que num é ruim não...



E claro que eu tinha que tomar um legítimo Tacacá né? O restaurante AFA Bistrô D’Amazonia que fica no shopping de lá tem a opção Mini, para aqueles que não conhecem a iguaria e querem experimentar. Eu achei simplesmente delicioso! E olha que a primeira fez que provei tacacá eu achei o sabor super estranho...


Também fui ao super mercado da cidade para ver se encontrava algo inusitado, e adivinha? Vendem Tucupi em sacos...


Para meu irmão que é um apreciador de cervejas eu trouxe uma Xingu.


Foi isso, encerro meu post com um pequeno vídeo do rodeio que assisti na ExpoAcre. O melhor do rodeio era o locutor, muito engraçado.