Quantas vezes julgamos a capacidade de uma pessoa sem conhecê-la?
Quantas vezes julgamos determinado conhecimento sem termos a mínima noção do mesmo?
O que determina ser melhor? A experiência? A idade? As referências?
Quando descobri a necessidade de fazer uma cirurgia em minha coluna, ouvi inúmeros conselhos para consultar médicos “conhecidos e renomados” (daqueles que só conseguimos marcar uma consulta daqui a 2 ou 3 meses).
Mas por que não o meu médico? Foi ELE quem me atendeu, ELE que descobriu o problema, ELE que estudou a melhor forma de corrigi-lo... Não vejo a menor necessidade de procurar outro médico para fazer a mesma coisa, simplesmente pelo fato de ser “mais famoso”. Procurei meu ortopedista, porque tenho muito respeito por ele, e gostaria de saber uma segunda opinião, apenas.
Ah... Mas seu médico é muito novo! Procure um com mais experiência...
Gente, ele tem minha idade, se eu não confiasse nele, eu não estaria confiando em mim. E desde quando idade é sinônimo de experiência?
Minha cirurgia foi bastante delicada e complexa, não é o tipo de cirurgia que qualquer médico consiga fazer. Tem de ser muito seguro e sábio para realizar tal procedimento. E eu senti essa segurança em meu médico.
Fui muito bem atendida e informada de todos os detalhes, dos riscos e da melhoria... Nada me foi escondido. A cirurgia foi um sucesso! E eu não consigo imaginar um médico melhor e mais competente.
Parece que o prejulgamento já faz parte de nós. Sempre procuramos o melhor, e as vezes não damos oportunidade aos bons devido a busca incansável “desse melhor”.
Isso acontece muito nas empresas. Elas fornecem treinamentos à seus colaboradores, cursos de pós graduação, workshops, palestras... Deixam todos bem atualizados. No entanto, quando aparece uma oportunidade de promover determinado colaborador à exercer tudo que aprendeu nos últimos anos, preferem contratar uma nova pessoa, e quando esta entra na empresa, é considerada a melhor escolha, pois “tem mais experiência”.
***
Comecei a caminhar, as dores diminuíram, mas ainda as sinto. Os pontos foram retirados hoje, já marquei a fisioterapia. Em quinze dias volto minhas atividades.