Ah... Não podia deixar de relatar aqui toda minha agonia depois da compra do meu lindo bonsai!
Pois é! Lembra que postei até a foto dele assim que comprei?
Comprei esse lindo bonsai numa feira de flores que estava havendo no ponto de Cem Reis aqui em João Pessoa, como foi na hora do almoço, levei-o ao meu trabalho, para a noite levá-lo em casa.
Todos que passavam pela minha sala faziam questão de entrar para admirá-lo e também elogiar.
Que lindo!
Que planta maravilhosa! De que é?
É um bonsai?
Nossa que bonito! Ganhou de quem?
E tem frutinha?
Foi a tarde inteira nesse ritmo. Até que minha colega de trabalho falou: Menina, cuidado viu, com tantos elogios seu bonsai vai acabar com mau olhado...
Enfim fui pra casa... Coloquei-o num lugar que já estava reservado pra ele e agoei como recomendado.
Era uma sexta-feira, passou o final de semana tranqüilo, até que na segunda-feira...As folhas começaram a cair! Tive um susto quando cheguei do trabalho e vi. Caíram muito... Quase todas.
Pesquisei na internet o que poderia ser, e o que eu poderia fazer para ele não morrer. Procurei por pragas, doenças, rega, umidade, calor, iluminação...
Depois fui ao centro da cidade em busca de orientação. Fui atendida por uma rapaz muito simpático que falou que era normal isso acontecer, pois a planta estava apenas se adaptando ao clima do Nordeste. Ele falou que ia cair quase todas as folhas, mas depois nasceriam novas e mais resistentes.
Ainda me recomendou um fertilizante foliar (ele é para ser misturado a água da rega uma vez a cada duas semanas).E um inseticida natural para combater as pragas que pudessem surgir.
Podei os galhos que estavam secos, e segui as orientações.
Bem, ele ficou assim:
Imagina meu desespero!!!! Coloquei até um amuleto Turco para afastar o mau olhado...
No entanto, cinco dias depois dessa agonia, já começavam a surgir alguns raminhos.
Percebi que a grande romã ainda estava tomando muita energia da planta, então tirei-a (com muita pena... rsrsrs). Foi quando começaram a nascer mais folhas.
No início de janeiro já voltou a florir!
Ufa!!!
Se foi mau olhado ou adaptação... Bem... A agonia passou. Agora ele vai voltar a ser tão lindo quanto antes.
Sabendo disso já comprei outro! Dessa vez foi um Bonsai de Figo, onde encontrei? No Carrefour, por apenas R$ 14,79, acreditem.Num é lindo?
Vc tá me saindo uma cultivadora de Bonsais de primeira hein....vou comer desse figo?!?! kkkkk vou tentar contribuir lá vai:
ResponderExcluirFicus
É uma árvore de folhas perenes, brilhantes e verdes, e de um crescimento médio. Compreende cerca de 800 espécies, com as mais variadas características. Dentre elas podemos destacar o Ficus benjamina, Ficus retusa, Ficus natasha, que são mais conhecidos no Brasil como plantas ornamentais. Ainda temos as figueiras nativas assim como o Ficus organensis (região sul) e outras variedades que esporadicamente podem ser encontradas como: Ficus microcarpa; Ficus neriifolia; Ficus natalensis; Ficus formosa, etc...
Ambiente: Em zonas de clima temperado pode ser colocado em ambiente externo, desde que não haja perigo de geadas – seu crescimento se detém com temperaturas abaixo dos 13ºC. Já em ambientes internos, este é um dos mais resistentes bonsai. Nesse caso, deve ser colocado próximo a uma janela bem iluminada. Lembre-se de girar o bonsai a cada quinze dias para evitar o crescimento desigual, devido à falta de luz. Como ocorre com todas as plantas que se adaptam a ambientes internos, o Ficus deve ser protegido de correntes de ar frio e jamais ser colocado perto de uma fonte de calor.
Rega: Necessita de uma rega abundante e diária nas épocas de intenso crescimento, entre a primavera e o outono. No inverno, deve-se regar com mais moderação. Quando a terra estiver levemente seca, regue com abundância até que a água comece a sair pelos orifícios de drenagem. É conveniente borrifar as folhas, já que lhes agradam os ambientes úmidos.
Adubação: Necessita de uma adubação abundante durante todo o período de crescimento. Poderá ser adubado com Nutri bonsai ou qualquer outro adubo para bonsai, a cada duas semanas, da primavera ao outono. Suspenda no inverno. E fique atento: nunca adube uma árvore doente ou recém transplantada.
Transplante: Anualmente ou a cada dois anos, conforme a situação das raízes. A época ideal para fazer o transplante é no final do inverno, antes do início da brotação. Procure cortar 1/3 das raízes.
Poda: Para podar os brotos é necessário esperar que desenvolvam cinco ou seis pares de folhas, deixando apenas dois ou três pares. Os galhos devem ser podados para corrigir a forma. Quanto aos galhos mais grossos, sua poda deve ser feita preferencialmente no inverno.
Limpeza: Eliminar as folhas amarelas. Limpe também o pó das folhas, usando um pano umedecido em água.
Aramação: Pode-se efetuar em qualquer época do ano, nos brotos já desenvolvidos. Retire o arame após seis ou oito semanas. Preste sempre atenção nas épocas de crescimento vigoroso, para que o arame não estrangule os galhos.
Dicas: Para reduzir o tamanho das folhas, deve-se fazer a desfolha no mês de janeiro, preferencialmente. Com esta operação, é necessário cortar todas as pontas dos brotos para evitar o excessivo crescimento dos galhos. Lembre-se que esta operação somente deverá ser feita em plantas sadias e com um crescimento vigoroso.
SORTE e SEM MAU OLHADO
Ah... Valeu pelas dicas, eu ainda num tinha pesquisado nada sobre os de Figo...
ResponderExcluirValeu!
Olá Alessandra.
ResponderExcluirVocê saberia informar se vendem bonsai em alguma loja aqui em Joao Pessoa?
Vende sim! Em frente ao retorno do Castelo Branco (o retorno da UFPB), tem uma casa de plantas, não lembro o nome, mas lá tem diversos bonsais, de vários tamanhos...
ResponderExcluiroi alesandra ,eu gostaria que vc mim desse mais informações de onde fica essa loja ,é que cheguei a pouco aqui em joao pessoa e não conhço muito .desde já eu agradeço :) -claudiofigueiredo_cfc@hotmail.com
ResponderExcluir